Artigo: Teimosia, defeito ou qualidade?

Teimosia, defeito ou qualidade?


Na última sexta-feira, recebi um feedback curioso do gerstor da área "eu acho você muito teimosa", no que eu respondo "sim, eu sei disso, realmente sou bem teimosa". Circunstancialmente não foi com intuito de um feedback construtivo, mas sim na negativa, acredito que desconheça as regras de feedback (nunca faça feedback negativo, tente torná-lo sempre construtivo).
Teimosa, eu? Claro!! Taurina que sou, a teimosia não escaparia da minha personalidade.
Porém, o conceito de teimosia (aquele que teima, obstinado, insistente, apegado à suas idéias)  ficou na cabeça, e refleti que a teimosia não pode ser julgada exatamente como defeito, mas também como qualidade, pois sem a teimosia estaríamos na metade de nosso ciclo evolutivo que vivemos atualmente, a temosia juntamente com a curiosidade nos auxiliou a humanidade a chegar no patamar que está.
Como primeiro exemplo, vamos utilizar Charles Darwin. Se Darwin tivesse feito o que sua esposa queria, e obedecido as vontades da Igreja Católica e não fosse obstinado (teimoso!) em seus estudos para escrever "teoria da evolução das espécies", com certeza não estaríamos nós nesta fase evolutiva de nossa espécie.
 Galileu, em um primeiro momento abriu mão de seus estudos, quando em 1611 ao ser acusado como herege pelo Tribunal da Inquisição da Igreja Católica, assinou uma declaração dizendo que seus estudos sobre o Sistema Hiliocêntrico era apenas uma vaga hipótese. Mas, em 1632, apegado a suas idéias (teimoso!),  Galileu retomou seus estudos, e espalhando a certeza do Sistema Heliocêntrico pela comunidade Iluminista.
Uma frase tipicamente brasileira também demonstra a teimosia como traço nacional, "brasileiro não desiste nunca!", uma nação obstinada (teimosa!) que alcança seus desejos, tentando, tentando, e tentando!
Um exemplo brasileiro de teimosia é o presidente Luis Inácio Lula da Silva, o presidente que mais se candidatou à presidência, foram cinco vezes que ele disputou o mandato, ganhando duas vezes (em 2002 e 2006), outro marcante da obstinação (teimosia!) de Lula, foi o proletariado assumindo o poder.
Estes são belos exemplos de como a teimosia contribui para a evolução da humanidade, porém também podemos citar outros exemplos de como é prjudicial e negativo, como a insistência (teimosia) por guerras, por assassinatos, por implantar a discórdia.
O aurélio classifica insistência e persistência como sinônimos (compartilho mesma opinião), porém surge sempre pessoas querendo saber qual diferença, porém para surpresa geral da nação, simplesmente não há diferença, como diz Maquiavel  em  seu texto "A mandrágora" , "uma coisa leva à outra, e o tempo governa a todas", Persistir é insistir na idéia, que por sua vez insistir é TEIMAR!! E existem administradores por aí dizendo que persistir é sucesso e insistir é fracasso, será que essa pessoa realmente sabe do que está falando?
Conclui então, que minha teimosia (referente à critica inicial) é positiva, pois minha teimosia tende a trazer melhorias para os colaboradores da empresa, e se fosse essa insistência (vulgo: teimosia!) para piorar as condições trabalhistas, ai sim seria negativa. Então, classifico a teimosia como ação circunstancial e não como qualidade ou defeito, e isso meus caros, é apenas mais um jogo de plavras da nossa vasta Língua Portuguesa.

Karina Tardeu

Um comentário:

  1. Parabéns amor, continue teimando que você vai longe. Te amo, Re

    ResponderExcluir