Prólogo

Cada vez mais é exigido das profissionais do secretariado, e atualmente as funções da secretária na estrutura organizacional são muito diferentes do que eram antigamente.
São necessários conhecimentos cada vez mais variados, por exemplo, cultura nacional e internacional, etiqueta, conhecimento em diversas línguas estrangeiras, sobretudo o inglês e espanhol. Em certos casos, não é necessário o domínio do idioma estrangeiro, mas dominando técnicas simples de conversação, conseguir atender a telefonemas, anotar recados, conseguir completar o ciclo da comunicação (emissor=> receptor=> mensagem=> feedback), é exatamente o necessário.
As secretárias devem também aprimorar sua inteligência emocional, e seu poder em “lidar com pessoas”, para então poder lidar com as adversidades e embaraços que podem acontecer em meio a rotina.
É necessário saber investir em sua própria imagem, utilizando dos recursos de Marketing Pessoal, tão comentado e explorado nos dias de hoje.
A secretária deve ser cuidadosa com a parte da comunicação, pois é o processo mais delicado de se enfrentar, e deve, sobretudo, ter o domínio das técnicas secretariais, pois sem elas não conseguirá exercer suas atividades rotineiras.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, adorei o blog, ficou ótimo, inovador e simples de visualizar.
    Você faz a diferença na profissão.
    bjs
    Daniele Lima

    ResponderExcluir