A secretária é gerenciadora de
execução de rotinas, ou seja, ela divide de forma inteligente o seu dia para
conseguir completar suas tarefas. Não necessariamente depende de um horário
para realizá-las, mas reserva horários para suprir suas necessidades diárias,
tais como, ler e-mails, responder a e-mails, realizar telefonemas. São as
peculiaridades que todos os dias necessitam ser realizadas.
A
secretária não digita cartas e/ou ofícios, ela elabora, produz e edita tais
documentos. Para tal, a secretária deve ter domínio da norma culta da língua
fluente do documento que necessita ser produzido.
A
secretária deve organizar e planejar como deve arquivar cartas, documentos,
contas e outros papéis que devem ser adicionados ao seu arquivo.
Ela
também atende e dá o suporte para os clientes, às vezes realiza o papel de
intermediadora de negócios entre a empresa e o cliente. A secretária deve
sempre filtrar as ligações recebidas, sabendo a hora de passá-las adiante ou
não, pois na maioria das vezes, o assunto pode ser resolvido sem a necessidade
das ligações serem transferida ao seu executivo.
A
criatividade é um diferencial. Poder colaborar com idéias podem causar uma
mudança drástica e radical, e talvez até garantir uma promoção ou um aumento,
porém, mesmo que não ocorram, participar com opiniões e sugestões conta sempre
como ponto positivo.
Muitas
vezes não é necessário esperar por ordem para executar uma tarefa.
Empreendedorismo e autonomia são importantes algumas vezes. Tomar as decisões
certas evitará possíveis dores de cabeças futuras.
Vale
frisar que estas atividades em alguns casos podem não corresponder em algumas
empresas ou com alguns diretores e/ou presidentes, gerentes entre outros.
Principalmente para se ter autonomia na resolução de problemas ou imprevistos,
é melhor confirmar se lhe é permitido tal autonomia.
Resumidamente,
o profissional em Secretariado se ocupa em apoiar, assessorar e facilitar o
fluxo do trabalho do executivo, comprometendo-se com qualidade e resultados.
Mas
para, que tudo isto ocorra com fluidez, sem danificar a sua vida, a secretária
deve se atentar para alguns cuidados, principalmente com relação ao estado
emocional, e procurar tomar atitudes que ä levem ao sucesso, e não ao
retrocesso.
Papel
do Profissional
O
papel fundamental da Secretária é aprender a gerenciar a própria carreira. Para
isso deve buscar o autoconhecimento, e avaliar de forma sistemática suas
performances.
É
importante ter seus valores bem definidos, para assim, se assegurar de que os
seus valores e os da empresa estão em perfeita sintonia.
A
secretária deve cultivar seus valores, ser ética, ter princípios, obter
resultados, valorizar os outros (empatia), fazer o possível para executar as ações
da melhor maneira possível.
O
que deve mover a secretária é a vontade!
Comunicação
A
comunicação é a chave para o sucesso, sendo é uma ferramenta imprescindível na
rotina da secretária. A informação transmitida corretamente, no tempo certo, somente
lhe trará benefícios. A comunicação só
dará certo, se o emissor e o receptor estiverem se entendendo. Comunicar é também controlar nossas relações,
pois é o único meio que temos para fazer e manter contatos humanos.
Podemos
utilizar a forma da comunicação falada, escrita, por sons, gestos e até mesmo o
silêncio. A comunicação verbal é a mais utilizada, sendo que a linguagem verbal
e não-verbal está sempre sincronizada num mesmo individuo, pois se a linguagem
é apenas verbal, ela corre o risco de intelectualizar-se, e se for apenas
não-verbal, ela acaba tornando-se inteligível. A comunicação para existir e ser
eficiente necessita de cinco itens:
- Emissor: aquele que necessita transmitir a mensagem.
- Receptor: aquele a quem a mensagem se dirige.
- Mensagem: o motivo pela comunicação.
- Código: o meio da comunicação (falada, escrita, etc.)
- Feedback: o retorno do diálogo, o que garante a comunicação em das vias.
O
conceito básico da comunicação consiste em: comunicação não é o que eu falo, mas sim o que o outro
entende. Por este motivo devemos além de prestar atenção na mensagem que
estamos passamos, e nos atentar ao que o nosso receptor entendeu.
No
processo de comunicação, corremos o risco de termos alguns ruídos que podem
atrapalhar no processo, quando o receptor não está interessado no assunto, não
entende do assunto ou não acredita nele; quando emissor e receptor estão
ocupados, usam vocabulários diferentes, têm diferenças culturais, um têm
empatia pelo outro, diferenças de idade ou até mesmo o uso inadequado do
feedback.
Feedback
Feedback
é a capacidade de dar e receber opiniões, críticas ou sugestões sobre qualquer
assunto, profissional ou pessoal.
Por
ser algo que não aprendemos na escola, o feedback pode ser visto, por quem
recebe, como uma crítica. Aliás, o feedback pode até ser uma crítica, porém é
extremamente importante tomarmos o devido cuidado de montar uma crítica
construtiva, que acrescente algo para quem está recebendo, porque aí sim o
feedback vai ter algum sentido.
O
feedback deve ser encarado como uma forma de comunicação que auxilia uma pessoa
ou um grupo a descobrir se suas ações, ou atitudes, estão afetando de que
maneira às pessoas à sua volta. É importante para a pessoa receber o feedback,
tanto negativo quanto positivo, pois não precisam saber apenas o que estão
fazendo de errado, mas também saber das tarefas que estão realizando com
eficiência.
É
sempre bom primeiro oferecer o feedback, afinal, é difícil dar o feedback para
uma pessoa que não está preparada para recebê-lo Tinha certeza do motivo do
feedback, evitando avaliar ou rotular a pessoa,
mantendo sempre um tom amigável durante o processo.
Ao
receber um feedback, evite interromper o interlocutor. Primeiramente,
precisamos de humildade. O assunto pode lhe ser incômodo, e até mesmo doloroso,
então respire fundo e relaxe os músculos para evitar tensão. Se necessário,
faça perguntas para o interlocutor lhe explicar mais especificamente o motivo
do feedback. Reconheça o que está certo ou errado no feedback, afinal de
contas, concordar que seus relatórios estão atrasados é bem diferente de
concordar que você é irresponsável. Assimile tudo que ouviu, e se necessário
peça um tempo para pensar e refletir.
Nenhum
líder conseguirá chegar muito longe se não conseguir dar ou receber um
feedback, por isso é importante ressaltar que, lidar com pessoas é a parte mais
difícil de qualquer liderança empreendedora, porque, por mais difícil que as
pessoas sejam, necessitamos delas, em geral, o ser humano necessita de outras
pessoas, não se pode viver só, o que realmente faz diferença nas nossas vidas
são as pessoas. E é por isso que necessitamos cada vez mais de líderes
empreendedores.
Liderança Empreendedora
Ser líder é algo bem diferente de
ser um administrador, um gerente ou apenas um chefe. Liderar é lidar com as
pessoas, da forma correta. Você pode ser nomeado gerente ou chefe de uma
equipe, porém sem êxito em liderá-la. Por outro lado, você pode não ser
nem gerente e nem chefe de ninguém e conseguir liderar uma equipe.
Um bom líder necessita acima de tudo, ter certas virtudes básicas para exercer
liderança sem se exceder mentalmente ou fisicamente, entre elas: competência,
ética, entusiasmo, empatia, sensibilidade, empatia, humildade, imparcialidade,
autoconhecimento, motivação, inteligência, e que acima de tudo, goste de lidar
com pessoas, que saiba ouvir e observar também.
O empreendedor deve se atentar que necessita ter liderança, se não é um líder
por natureza, deve tentar se aprimorar neste sentido. È necessário saber
conduzir o grupo de onde ele está até onde ele precisa chegar, e fazer com que
o grupo siga este trajeto voluntariamente, extraindo o máximo de cada
colaborador para obter o resultado desejado.
Pequenos empresários, geralmente acabam se dando mal neste fator, a falta de
liderança, pois na maioria das vezes não se conhecem bem, e não sabem que
pontos podem aprimorar, e se vão contratar alguém com este intuito, não sabe
contratar pessoas específicas para esta função, pois também não sabem
identificar esta qualidade, vale ressaltar que não é proibido contratar
amigo ou parente, sendo a pessoa competente para tal função sem
problemas. Outro fator a apontar é o ponto de desequilíbrio que está
havendo no negócio e gastam mais do que podem, se comprometem com ações que não
estão ao alcance de serem cumpridas, ficam adiando decisões que devem ser
tomadas rapidamente. E, acima de tudo, esquecem que os clientes são o maior
patrimônio da empresa, e que todos dentro da organização devem servir “ao
cliente”, e não “ao patrão”, pois sem os clientes, a empresa está lançada ao
fracasso. Quando o empreendedor transfere todas as responsabilidades ao
gerente, que sobrecarregado, acaba “fazendo”, ao invés de “fazer os outros
façam”, e o empresário não pode negar que isto acaba comprometendo o êxito do
negócio. E se o gerente não obter sucesso, com certeza será ainda tido como “culpado”,
ou por não ter treinado direito seus colaboradores, ou por ter contratado as
pessoas erradas.
Podemos então resumir, que um bom líder necessita primeiro se conhecer
(autoconhecimento), para então conhecer os outros e aí então exercer seu poder
de liderança. Ser congruente com seus valores, fazer aquilo que realmente
acredita, e não dizer algo e fazer totalmente diferente, pois quando isso
acontece, ele perde credibilidade. Hoje, com a filosofia da “ganha-ganha”, o
bom líder é aquele que faz com que toda sua equipe saia ganhando, e não que só
ele se dê bem nos negócios, pois este que passa por cima das pessoas, está “por
fora” do mundo dos business. Hoje o mundo está diferente, e a
Competitividade pela Cooperação, e o líder deve ser o primeiro exemplo
disto.
Veja abaixo, as frases em que basicamente podemos identificar um líder:
·
Liderança
é a
disposição de assumir riscos.
·
Liderança é o desejo apaixonado de
fazer diferença.
·
Liderança é se sentir incomodado com a
realidade e criar soluções para sempre está evoluindo tudo e todos do seu
ambiente.
·
Liderança
é assumir
responsabilidades enquanto outros inventam justificativas.
·
Liderança é enxergar as possibilidades
de uma situação enquanto outros só conseguem ver as dificuldades.
·
Liderança é disposição de se destacar
no meio da multidão.
·
Liderança é abrir a mente e o coração.
·
Liderança é a capacidade de subjugar o
ego em benefício daquilo que é melhor.
·
Liderança é evocar em que nos ouve a
capacidade de sonhar.
·
Liderança é inspirar outras pessoas
com uma visão clara da contribuição que elas podem oferecer.
·
Liderança é o poder de potencializar
muitas vidas.
·
Liderança é falar com coração ao
coração dos liderados.
·
Liderança
é a
integração do corpo, mente a alma.
·
Liderança é a capacidade de se
importar com os outros e, ao fazer isso, liberar as idéias, a energia e a
capacidade dessas pessoas.
·
Liderança é o sonho transformado em
realidade
·
Liderança é acima de tudo, coragem.
Adorei esse post.. Sou secretária a pouco mais de 01 ano, e as vezes fico frustada por fazer de tudo um pouco e não ser valorizada..
ResponderExcluirIsso é bem frustrante em nossa carreira, mas acredito que com nossa vontade e determinação alcançaremos o reconhecimento!!
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