Cultura

Definição da palavra: do latim cultura, cultivar o solo, cuidar.
            A palavra cultura pode ser definida por um conjunto, composto de linguagem, crenças, ritos, pinturas, músicas, danças, arquiteturas, esculturas, e até mesmo fatos históricos.



Brasileira



            O Brasil está localizado na América do Sul, e é constituído de 26 estados e um Distrito Federal, que é Brasília. A moeda é o Real, desde 1994.
            A cultura brasileira é muito peculiar, pois é constituída de muitas outras culturas, herança dos indígenas, europeus, africanos, árabes, judeus e asiáticos.
            A formação da cultura brasileira consistiu na época da colonização, quando se miscigenaram a cultura dos índios com a dos colonos portugueses, adicionando-se em seguida a dos escravos africanos. Mais tarde, a partir do séc. XIX tivemos uma grande demanda de imigrantes europeus de outros países além de Portugal, como espanhóis, franceses, alemães, ingleses e italianos. Em seguida dos povos como árabes e asiáticos, que causaram um evidente contraste na nossa cultura, e mais recentemente dos norte-americanos.
            Como todo país, o Brasil tem seus mitos e lendas populares, passados de geração em geração em forma de estórias contadas oralmente, mais conhecidas como folclore. O folclore brasileiro é mais concentrado nas cidades do interior do país. O folclore costuma misturar fatos reais com acontecimentos fantasiosos, frutos da imaginação, onde estas lendas procuram explicar fatos sobrenaturais ou misteriosos que ocorrem em algum momento. Como personagens do folclore brasileiro, destacam-se o Curupira, o Saci-Pererê, Curupira, Lobisomem, o Boto, Negrinho do Pastoreio, Iara e a Mula-sem-cabeça. O dia em que se comemora o folclore é 22 de agosto. Em 2005, foi constituída a data de 31 de outubro, como o dia do Saci-Pererê, devido à influência norte-americana do Halloween.
            O principal evento cívico é a data da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, e é conhecida de “A Independência feita no grito”, pois dizem que Dom Pedro I gritou “Independência, ou morte”. Em cidades como São Paulo e Brasília, ocorrem desfiles cívico-militares.
            O idioma oficial é o português. A religião católica é a religião da maioria dos brasileiros, devido á influência dos nossos colonizadores. As festas populares mais tradicionais do Brasil são o carnaval e as festas juninas, que também tem origem portuguesa. O Carnaval tem data móvel no calendário, sempre antecedendo 40 dias da Páscoa. Nas festas juninas comemoramos o dias de alguns santos, tais como São João, Santo Antônio e São Pedro.
            A culinária brasileira é uma mistura das culinárias indígenas, européias e africanas. Um dos pratos mais tradicionais do Brasil é a feijoada, que originalmente era uma comida portuguesa, porém os africanos, por falta de ingredientes, resolveram substituir por ingredientes locais. A bebida mais popular é a cachaça, porém se consome muito o vinhos e atualmente a cerveja é a mais consumida.
            Destacam-se entre os principais escritores, Machado de Assis, Euclides da Cunha, Manuel Bandeira, José de Alencar, Oswald de Andrade, Castro Alves, Monteiro Lobato, e entre grandes poetas como Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade. Dentre os principais pintores, destacam-se Potrinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. Na música, temos o brilhantismo de Chiquinha Gonzaga, que além de pianista e compositora, que iniciou em 1913 a luta pelos direitos autorais no Brasil, Carlos Gomes, Antônio Calado e Heitor Villa-Lobos. Dentre os ritmos, temos o choro, samba, bossa nova, e MPB. De 11 a 18 de novembro de 1922, ocorreu a Semana da Arte Moderna, no Teatro Municipal da cidade de São Paulo, e teve a participação de artistas de gêneros variados, tendo como objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922.
            No ano de 2007, a estátua do Cristo redentor, situada no Rio de Janeiro, entrou para a lista das Novas Sete Maravilhas do Mundo, e foi considerado no ano de 2006  Igreja Católica como santuário católico do Brasil. É o monumento mais visitado do Brasil. Foi tombado como monumento pelo IPHAN em 1937.

Pontos turísticos:
            O Brasil tem pontos turísticos em abundância, ao norte/nordeste, encontramos as mais lindas praias do Brasil, na BA, o Pelourinho.  Ao norte, a floresta Amazônica, que concentra mais de 60% das mais diversas formas de vida do planeta. Ao sul encontramos mais praias, e as Cataratas do Iguaçu. Em São Paulo - o coração da Economia Brasileira - localizamos museus, como o MAM, MASP, a Pinacoteca do Estado, e o Museu da Língua Portuguesa.
            Para viajar dentro do Brasil, não é necessário passaporte.



Norte-Americana



            Os EUA está localizado na América do Norte, e é constituído de 50 Estados e uma Capital Federal, que é Washington. A moeda corrente é o Dólar Americano, desde 1900.
            A cultura norte-americana é em geral, constituída baseada na cultura do restante do mundo, em suma, do mundo ocidental. Hoje, os EUA exportam produtos, músicas, filmes seriados. É considerado uma potência mundial, que têm muito a oferecer, mas nem sempre isso foi assim. No inicio da República, os EUA era mal visto pela Europa e Ásia, que na época eram o mundo culturalmente avançado, em suma, era  basicamente agrícola.
            A culinária do EUA é diversificada, e muda muito de região para região. Seu café da manhã é bem reforçado, com ovos, bacon e pasta de amendoim, pois a maioria dispõe de pouco tempo para o almoço, que em muitas vezes é apenas um lanche. O principal prato do dia é o jantar, pois é a hora em que as famílias se reúnem na mesa para discutir os assuntos do dia.  Os americanos são campeões no consumo de café e refrigerante, e se alimentam e demasia de fast-foods. Um símbolo alimentício e cultura é a tradicional torta de maçã.
            A comemoração folclórica mais comemorada é o Halloween, que na realidade é de origem celta, com mais de 2500 anos, e por se tratar de uma festa pagã, foi abolida da Europa, e quem a praticava era condena à fogueira, que em geral as ditas como “bruxas” que eram condenadas, deu-se então o nome de dia das bruxas. Esta festa foi levada aos EUA pelos imigrantes irlandeses, em meados do séc XIX. O principal personagem do Halloween, é o Jack o'Lantern, que engana diversas vezes o diabo sempre em troca de permanecer na terra, daí deriva a expressão “trick or treat”, troca ou trato. Na Irlanda eram usados nabos, mas ao chegarem na América acharam as abóboras mais abundantes e mais fáceis de se entalhar, temos então, uma “cabeça” de abóbora acesa com uma brasa, que recebe o nome de Jack O'Lantern.
            A língua Inglesa é o idioma oficial do EUA, aprovado somente em 18 de maio de 2006. O protestantismo é a religião da maioria dos americanos.
            A literatura norte-americana pode-se dizer que é uma extensão, que faz parte da literatura Inglesa, porque até então, as obras eram escritas na Inglaterra e levadas aos EUA. Um escritor que se destaca com seus contos góticos é Washington Irving, em que mesmo seus contos se passando no Novo Mundo, pode-se notar claramente que se trata de uma obra européia.
            O cinema é o ponto forte da cultura americana, pois é a forma em que eles se expressam, e uma das formas culturais mais bem sucedidas das do mundo. O cinema americano é referência mundial, onde as pessoas trocam as produções nacionais por filmes americanos.
            Um dos principais eventos cívico-sociais dos EUA é a data de sua Independência, a Independência das 13 Colônias, em 4 de julho de 1776, o símbolo da Independência é a Estátua da Liberdade, sendo presente da França aos EUA após terem derrotado os ingleses, chegando desmontada em navios. É patrimônio tombado pela UNESCO, e é um dos monumentos mais visitados do mundo, sendo considerada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.
            E na 4º quinta-feira do mês de novembro, é celebrado o Dia da Ação de Graças, onde originalmente os americanos agradeciam a Deus as boas colheitas que tiveram na primavera e verão. O prato principal é o peru, e as famílias inglesas se reúnem para fazer a ceia.

Principais Pontos Turísticos:
            Esse país conta com grande variedade de norte a sul. Em Nova York, você encontra a famosa Estátua da Liberdade, Empire State, Central Park, Metropolitan Museum entre outros pontos. Situando-se ao sul, você poderá também encontrar um dos melhores parques temáticos do mundo, a Disney World, ao norte encontramos as montanhas do Grand Cannyon. Na costa oeste encontramos a faixa litorânea, e também a oeste a famosa e atraente cidade de Las Vegas.
            Para entrar nos EUA, é necessário ter o “visto”, e o passaporte em dia.

Informações:

Consulado dos Estados Unidos em São Paulo
Rua Henri Dunant, 700, Chácara Santo Antônio
CEP 04709-110 - São Paulo - SP
tel: (0xx11) 5186-7000
fax: (0xx11) 5186-7199
Embaixada dos Estados Unidos no Brasil
Tel. (061) 321-7272, fax (061) 225-9136, e-mail: visaq@americanembassy.org.br - Brasília, DF.




Espanhola



            A Espanha está localizada na Europa, situada na Península Ibérica, e é constituída de 17 Províncias Autônomas, e ainda divide-se em 50 províncias. A moeda corrente é o Euro.
            A cultura espanhola é muito rica e diversificada. Podemos dizer que é um caldeirão de magia cultural. Os espanhóis como colonizadores espalharam grande parte da cultura pelo mundo afora. Rica na dança, nas pinturas, na culinária, Espanha é um êxodo cultural, e por ter colonizado diversos países da América, exportou muito desta cultura ao redor do mundo. Também recebeu referências culturais, principalmente dos árabes que migraram para a Espanha.
            Por ter uma costa extensa, com águas do Atlântico e Mediterrâneo, isto influenciou muito a culinária local. Seu prato mais popular é a Paella, uma espécie de “cozido” de arroz, frutos do mar diversos, frango e temperos. Legumes sempre cozidos, e grãos como lentilha e feijão branco também se apresentam frequentemente na mesa dos espanhóis. Também encontraremos muitos embutidos, tais como salsicha, chorizo, e o “jamón”, que seria o presunto, porém eles costumam comprar a peça inteira de presunto da perna do porco, e ir consumindo aos poucos.
            Após as refeições, os espanhóis gostam de tirar uma “soneca”, mais conhecida como “la siesta”. Um costume secular levado até a modernidade. Os bares, restaurantes, lojas, fecham o expediente às 14h e os reabrem às 17h, exceto as grandes redes como a de lojas de roupas “Zara” e “Él Corté Inglés”, que funcionam normalmente.
            Uma delicada cultura, que em suma é encarado como tabu, são as touradas. Ao final de cada “tourada”, o touro sempre é sacrificado, e muitas vezes sua carne é vendida por um alto preço. As duas mais famosas Plaza de Toros de Espanha são Las Ventas (em Madrid) e La Maestranza (em Sevilha).  A Fiesta de San Isidro (8-15 de maio, em Madrid). São as grandes festas da tourada, na praça de touros "Las Ventas". Um dica valiosíssima, JAMAIS  expresse sua opinião pessoal sobre touradas na Espanha. Esse tipo de assunto é altamente indigesto para os espanhóis.
            A Espanha também é obra dos mais brilhantes pintores do mundo, como Diego Velásquez, Joan Miró, Salvador Dalí, Goya, Pablo Picasso, este último como um dos pintores mais importantes da fase cubista, e que retratou na obra “La Guernica”, o horror da Guerra Espanhola.
            O Flamenco é a mais importante dança na Espanha. Vinda da Andaluzia, o Flamenco é a dança mágica, que necessita de “la guitarra”, “la baillarina” e “las castañolas”. Uma dança que pode expressar tristeza ou alegria. Em Sevilla podemos encontrar ótimas casas de Flamenco.
            Dos escritores que mais de destacam na literatura espanhola, podemos adicionar Miguel de Cervantes, talvez um dos maiores escritores do mundo, Frederico García Lorca, Camilo José Cela, Calderón de la Barca,  e Lope de Vega.
            O evento cívico-social mais importante é o “Día de la Hispanidad”, que comemora em 12 de outubro de 1942 a descoberta das Bahamas, e mais tarde da América por Cristóvão Colombo, o que possibilitou a expansão da cultura e língua espanhola pelo mundo. EM Madrid esta comemoração costuma acontecer na “Plaza de Colón”, onde a família Real e os representantes de Estado assistem à um desfile cívico-militar.
            Diferente do Brasil e Estados Unidos, em que as crianças ganham seus presentes de natal na madrugada do dia 25 de dezembro, na Espanha, é no dia 06 de janeiro que as crianças colocam os sapatinhos nas janelas esperando que os Reis Magos coloquem seus presentes. No dia 05 de janeiro, costuma ocorrer desfiles de Reis Magos em camelos pelas cidades da Espanha.

Principais Pontos Turísticos:
            Situada na região central, temos Madrid, uma das mais belas e agitadas cidades da Espanha. Em Madrid podemos conferir a “Ópera”, “La Plaza Mayor”, o Palácio Real e também o Museu do Prado. A vida noturna de Madrid começa às 22h, e dificilmente termina cedo. Em Barceloma, capital da Andaluzia, encontramos o parque temático Tibidabo, o Porto e “La Plaza del Reye”. Na região ao norte encontramos belas praias, como a de Santander, capital da Cantábria.
            Para entrar na Espanha também é necessário visto ou cidadania, detalhe de que em qualquer cidade da Europa, basta ter visto ou cidadania para poder visitar qualquer outro país europeu, pois tem validade.

Consulado da Espanha em São Paulo

São Paulo - SP - Consulado-Geral da Espanha
Av. Bernardino de Campos, 98 - 1o andar
CEP 04004-040 - São Paulo - SP
tel. (0xx11) 3059-1800 /fax (0xx11) 3889-8412
e-mail: buzon.oficial@saopaulo.ofcomes.mcx.es
site: www.consuladoespanasp.org.br
Expediente: 8:30 às 13:30 hs
Embaixada no Brasil:
Embaixada da Espanha - Brasília - DF
SES - Av. das Nações,Qd. 811, lote 44
CEP 70429-900 - Brasília - DF
tel. (0xx61) 244-2121 e 244-2145
fax (0xx61) 242-1781, 244-2381
e-mail: embespbr@correo.mae.es
site:http://www.sgci.mec.es/br/ (Conselho da Educação)
Expediente: segunda a sexta-feira - 8:30 – 15:30hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário